quinta-feira, 2 de março de 2023

MARIA IÊDA SILVA

 


MARIA IÊDA SILVA, PRIMEIRA OCUPANTE DA CADEIRA DE Nº 26, DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS, QUE TEM COMO PATRONA – TERZIAAANHA DE JESUS COSTA CÂARA DA COSTA.

-   MARIA IÊDA SILVA, natural de Apodi, nascido a 16 de março de 1964, filha de Hildo Francisco da Silva e de Antonia Gomes Viana. Formou-se em jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Fez pôs graduação na Faculdade de Filosofia de Ciências e Letras de Belo Horizonte MG, no ano de 1987. Em 1985, ela fundou o jornal mensal denominado de “CORREIO APODIENSE”, o qual teve vida curta, chegando apenas no número 8. 11 anos depois, mais precisamente no dia 1º de julho de 1997. Ieda criou o jornal mensal “O OESTANO”, com grande aceitação juntos aos leitores apodienses, porém, também teve pequena duração.

     Ieda Silva a primeira mulher apodiense graduada em Comunicação Social. Estudou nas escolas Ferreira Pinto, Antonio Dantas e Colégio Diocesano de Mossoró. É professora da rede estadual de ensino. Ela lecionou as disciplinas de Química, Matemática, História, Ensino Religioso, Educação Física e Literatura Infantil. Exerceu a função de diretora da ACDA-Associação Cultural e Desportiva Apodiense. Assumiu a Assessoria de Imprensa dos seguintes prefeitos: Ivo Freire, Simão Nogueira Neto, José Pinheiro Bezerra e Evandro Marinho de Paiva. Organizou e fundou vários times de handboll: Café Pécten, Fogo Assanha e Cablocha. Ieda é um exemplo de mulher dinâmica e trabalhadora. Já foi colunista do jornal O Mossoroense, (fundado em 17 de outubro de 1872 e extinto em 31 de dezembro de 2015), que era   editado em Mossoró.

      Foi  Assessora da prefeitura Municipal de Apodi, na administração de Flaviano Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MARIA IÊDA SILVA

  MARIA IÊDA SILVA, PRIMEIRA OCUPANTE DA CADEIRA DE Nº 26, DA ACADEMIA APODIENSE DE LETRAS, QUE TEM COMO PATRONA – TERZIAAANHA DE JESUS COST...